#Ni Educa: desenho livre

Oláá sweeties,

Esta publicação devia ter saído ontem mas, tive um teste que requeria maior estudo (-.- vamos ver o resultado) e por isso vem mais tardinho :p

Ni educa

Mais uma atividade, bem simples mas muito importante no desenvolvimento da criança. O desenho livre é dos instrumentos mais poderosos para determinar os sentimentos e perceções que a criança tem, do mundo que a rodeia.

Na minha licenciatura já existiu uma cadeira para aprender a interpretar, mas infelizmente acabou 😦 no entanto, abordámos um pouco em psicologia e realmente é muito apaixonante.

Nesta atividade, não estive presente e por isso, não tirei fotografias dos resultados, mas espero que consigam perceber a ideia:

Em contexto formal: Jardim-de-infância
Para quem?      Crianças entre os 3/ 4 anos.
Para quê?     Desenvolver a imaginação, criatividade da criança;

Utilização de materiais que desenvolvam a motricidade fina;

Promover o conhecimento das cores;

Contribuir para um conhecimento e desenvolvimento da competência da expressão plástica;

Promover a importância da amizade e entreajuda com todos;

Desenvolver a concentração e dialogo/socialização entre as crianças/adulto.

O quê?    Desenho livre
Como?      Inicialmente a educadora fala um pouco com as crianças acerca da amizade, os nossos amigos e aqueles que nos são especiais, incluindo a família. Onde faz diversas perguntas, como: O que é a amizade para eles? Dando a mostrar a importância da amizade e como ela é importante. O que para eles significa ter um amigo? Se ajudam o seu amigo quando ele precisa? E se brincam com ele(s)?…

De seguida, após a pequena conversa, a educadora propõe cada criança realizar um desenho ao seu critério/gosto e oferecer a um amigo, que tanto pode ser um da sua sala ou fora dela.

Ao longo da atividade, a educadora observa os comportamentos/atitudes de cada criança e verificando o seu desenvolvimento a diversas áreas através o desenho.

Com quê?      Folha brancas;

Pinceis;

Tintas.

Com quem?      Crianças;

Educadora;

Auxiliar.

Como podemos avaliar esta atividade?

 

 

Com o diálogo inicial acerca do tema amizade, verificar se elas já compreendem o significado da amizade e a importância da mesma;

Pode-se avaliar diversos contextos, como a motricidade fina da criança, verificando como ela peça no pincel;

O conhecimento das cores, questionando à criança que cor é a que esta a utilizar;

Ver ao longo da atividade a concentração da criança, através se ela está concentrada no seu desenho ou se está distraída e com pouco interesse.

Duração      20/30minutos.

Procuramos sempre comparar as realidades:

 

Em contexto formal: turma de IPP
Para quem?      Turma de IPP
Para quê?  

Dar a conhecer à turma uma atividade que se possa desenvolver e realizar num conteúdo profissional e nesta área

O quê?  

Inicialmente fala-se um pouco com as colegas acerca do desenho infantil livre e de seguida distribui-se uma folha branca a cada uma, para que elas possam desenhar o que entenderem com os materiais disponíveis. No final da atividade, tivemos uma conversa em grupo de aspetos positivos, negativos, pontos a melhorar e sugestões acerca da atividade desenvolvida.

Com quê?      Folha branca A4;

Tintas/ guaches;

Pincéis;

Lápis de cor /canetas de filtro.

Com quem?      Cerca de 20 alunas do 1ºano do curso de licenciatura de educação básica.

Quando?

Terça-feira, dia 5 de maio de 2015.

Duração      20/30 Minutos.

Espero que tenham gostado 🙂 e claro, já sabem que se souberem de mais atividades ou temas, partilhem comigo 😉

Beijo Doce ❤

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s